Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

RESULTADO DO USO DE MINI ESTUFA EM BONSAI

Ola pessoal quero apresentar a vocês uma experiência que acabei fazendo nos últimos dias com duas de minhas plantas, são duas Guajuviras com mais ou menos a mesma idade e que utilizam o mesmo substrato e mesma adubação. Vejam a diferença quando improvisei  em uma delas uma especie de mini estufa por mais ou menos 15 dias após a desfolha nas horas de sol mais fraco, os resultados foram muito interessantes, na minha opinião os resultados foram tão expressivos  por estar na região sul, onde nos últimos dias tem sido frio mas com bastante sol o que deve ter diferenciado o resultado de uma e de outra  planta. Seguem as fotos, todas datadas, vejam:
Antes da desfolha e transplante - 19/08/2013.



Depois da desfolha - 21/08/2013.



Depois da desfolha e transplante já com a mini estufa em uma das plantas 06/09/2013


Depois de alguns dias já com as novas brotações - 11/09/2013




Dois dias depois - 13/09/2013.




Depois de uma semana - 20/03/2013 hoje.





Hoje fotos 24/10/2013:




quinta-feira, 19 de setembro de 2013

RETÍFICA PARA UTILIZAR EM BONSAI - NOVO BRINQUEDINHO

Ola pessoal estou de volta para mostrar a vcs meu novo acessório para trabalho em madeira morta em bonsai, adquiri esta ferramenta juntamente com um kit de fresas para trabalhar algumas plantas, segundo informações é uma boa maquina, potente e com um preço razoável, paguei R$160,00 pela retifica, R$ 83,00 pelas fresas valores já incluindo o frete, seguem as fotos em breve postarei os trabalhos realizados: 





domingo, 8 de setembro de 2013

ALPORQUIA EM JABUTICABA COM USO DE TIAMINA COMO ENRAIZADOR

     Ola pessoal vou postar a vocês uma alporquia em uma jabuticabeira feita no interior de Chapada-RS, feita a mais de 9 meses, já tinha desistido mas a alguns dias resolvemos remover o pote onde tinha feito o trabalho e vejam só o que encontramos, raízes de quase 5mm de espessura ainda vivas, então resolvi remover o galho e planta-lo em uma lata para ano que vem planta-la no chão. Não realizei a alporquia com o intuito de fazer bonsai mas sim uma muda para produção de frutos, pois a mesma estava com muitas flores no dia da remoção, vejam as fotos e a sequência dos trabalhos:

     Para ter noção da planta matriz.
          Removendo mais ou menos 4cm da casca para o surgimento das raízes.
      Depois de pronta a remoção da casca.
      No dia foram feitos dois alporques mas apenas um vingou, foi utilizado como substrato areia grossa de rio e nada mais, depois de feito o trabalho foi amarado um plastico escuro no local para evitar o ressecamento das raízes e diminuir a entrada de luz, estimulando assim a formação de raízes.
      Molhando com uma solução de cloridrato de tiamina em uma diluição de 2 comprimidos de 300mg em 1,5 litros de água, essa mistura foi aplicada por mais ou menos 20 dias, dia sim dia não. Depois apenas regas regulares.
     
O resultado:

      Para ter uma noção da bitola do alporque, observem as flores já nos galhos, flores estas que foram removidas:
     Foi utilizado como substrato terra da hortinha do lado com bastante matéria orgânica, mais ou menos 50%, brita e areia grossa os outros 50%, apenas próximo a raiz foi colocado apenas areia e a parte orgânica ficou envolta.
      Vejam a espessura das raízes, deveria ter sido removida já a muito tempo, lembrando que deixei as raízes submersas na solução de Cloridrato de Tiamina por mais ou menos 1 hora e vai ser feita a rega com a mesma solução por mais umas 2 semanas, dia sim dia não, para estimular a formação radicular da futura jabuticabeira.

Não postei mais atualizações pois dei a planta a um amigo, mas segundo informações a mesma foi para o solo em 2015 e desde então produz muitos frutos, deixem seu comentário ou pergunta.
T + abraço a todos.