Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

ESTAQUIA DE JABUTICABA - EVOLUÇÃO

Olá pessoal a alguns dias postei o resultado de um alporque feito em uma jabuticaba que deu certo, aproveitei a ocasião e acabei fazendo estacas com os galhos que tive que cortar durante a remoção do alporque, 7 estacas estão na casa de meu sogro no interior onde eles ficaram de responsáveis pelas regas e uma eu tenho em minha casa, veja os resultados apos mais ou menos 1 mês depois de feita a estaquia. As brotações já estão aparecendo, tomara que não seja fogo de palha.
Seguem as fotos de hoje 30/10/2013.



Brotações cada dia maiores e não estão secando, estou na torcida, continue acompanhando.


Atualizando 11/11/2013


Venho com profundo pesar lhes informar que acabei perdendo a planta, não porque ela morreu mas simplesmente sumiu do meu viveiro, apesar de ser no interior acho que alguém passou e acabou levando minha jabuticabeira e mais outras duas jabuticabas acho que querem pra plantar não para bonsai, hehehehhehehe espero que pelo menos tenha o cuidado que eu tive com ela atem então!!! Abraços a todos!!!!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

CALIANDRA INICIANDO A FLORADA - 27/10/2013

Ola pessoal estou postando as fotos da floração de um caliandra a qual efetuei alporque a poucos dias ainda estou na expectativa para o enraizamento.
Seguem as fotos:




T + abraços a todos!!!!!!!!

Visitem também a fan page do BONSAIFÁCILRS:
https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA NO PRÓXIMO DOMINGO - 20/10/2013

Relógio deve ser adiantado em uma hora.

Mudança vale para dez estados e para o Distrito Federal.

O horário de verão começa no próximo domingo (20) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Com isso, à meia-noite do sábado (19) para o domingo, os relógios devem ser adiantados em uma hora. A mudança no horário vai até o dia 16 de fevereiro de 2014.
Os dez estados afetados são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.
Norte e Nordeste não participam do horário de verão. Tocantins e Bahia, que aderiram ao horário em anos anteriores, também ficarão de fora da mudança.

Economia de energia

O objetivo do horário de verão é aproveitar os dias mais longos, com mais tempo de iluminação solar, para diminuir o consumo de energia elétrica no horário de pico, que vai das 18h às 21h. A redução durante a mudança deve ser de cerca de 5% nos estados participantes.


quarta-feira, 16 de outubro de 2013

COMETA ISON O QUE VOCÊ PRECISA SABER!!!!!!

O cometa  C/2012 S1 (ISON)  tem sido o cometa mais falado de 2013. Quando descoberto, no final de 2012, foi referido que o cometa podia ter o potencial de se tornar um objecto suficientemente brilhante para ser visto a olho nu,o que decorrerá no dia 28 de Novembro de 2013. Começou a usar-se na mesma frase os termos cometa ISON e o cometa do século. Em Junho, Julho de 2013, o cometa ISON estava em oposição em relação ao Sol,  do ponto de vista da Terra, mas quando o cometa reapareceu, no princípio de Agosto, não era tão brilhante como se esperava. O que acontecerá ao cometa ISON nos restantes meses de 2013? Os cometas são especialmente imprevisíveis, mas é seguro dizer que muitos esperam ver se o cometa ISON irá aumentar de brilho.

Na manhã de 12 Agosto de 2013, o astrónomo amador Bruce Gary estava a usar o telescópio de 28 cm de abertura no Observatório Hereford Arizona, apontando-o apenas a 6 graus angulares em relação ao horizonte Este, que já se encontrava em crepúsculo, quando ele se tornou a primeira pessoa a ver o cometa ISON após a passagem temporária por trás do Sol durante os meses de Junho, Julho e parte de Agosto. Ele não viu o cometa a olho nu, mas criou uma fotocomposição, ao empilhar imagens separadas, criando um pálido ponto com uma anti-cauda do cometa ISON na posição exata prevista, em relação ao fundo de estrelas, pelos modelos teóricos.

O cometa ISON é cerca de duas magnitudes (seis vezes) (#3) inferior ao que se esperava, em relação aos cálculos iniciais, que indicavam aos astrônomos que poderia dar origem a uma vista apreciável do cometa, antes do crepúsculo, em inícios de Dezembro. O cometa pode ainda tornar-se visível com considerável hipótese de ser bem apreciável a olho nu, ou pode nunca atingir o limiar da visibilidade à vista desarmada.

O redator-chefe da revista Sky & Telescope Robert Naeye acrescentou:

Os cometas são notavelmente inconstantes, objetos imprevisíveis, portanto não vou perder já a esperança. Porém estas últimas observações devem moderar as expectativas. Simplesmente teremos de esperar e ver como o cometa evoluirá nos seguintes meses quando se atrever a estar cada vez mais próximo do calor abrasador do Sol.

Desde a grande captura, por Bruce Gary, do cometa em 12 de Agosto de 2013, outros astrônomos também têm captado o cometa ISON em filme, mostrando também que não está à altura das expectativas. Quantas mais imagens podemos esperar ver do cometa ISON, entre este instante que lê estas linhas e o final do ano? Mais ou menos assim:

O cometa ISON será visível tanto na manhã como na tarde de Dezembro de 2013. Esta vista está direcionada para Oeste na noite de 18 de Dezembro de 2013. Carta estelar via Dave Eagle na hiperligação www.eagleseye.me.uk . Usado com permissão.

O cometa ISON na manhã de 10 de Dezembro de 2013. A imagem está na direção ESTE pouco antes do crepúsculo. Carta estelar via Dave Eagle na hiperligação www.eagleseye.me.uk . Usado com permissão.

Qual  será o brilho do  cometa ISON no final do ano 2013? E o quanto longa será a sua cauda?

Ninguém pode responder ainda a estas questões. No seu artigo de 13 de Junho de 2013 na revista Sky & Telescope, o especialista de cometas, John Bortle, explicou a razão pela qual não sabemos ainda o quão brilhante irá ser o cometaISON:
Uma passagem próxima do Sol pode fragmentar e evaporar completamente o núcleo do cometa. O cometa rasante Ikeya-Seki de 1965, sobreviveu à passagem com o Sol razoavelmente intacto. Os cometas rasantes com longas caudas de 1880 e 1887 tiveram total fragmentação dos seus núcleos e dissiparam-se completamente passadas algumas semanas após a passagem pelo periélio. As últimas observações do cometa ISON sugerem que é intrinsecamente tão brilhante como os cometas do século XIX, assim a sobrevivência do seu núcleo para além de 28 de Novembro está em causa.

Contudo, ISON é decididamente mais brilhante que o recente cometa Lovejoy, que se fragmentou totalmente e, apesar de tal ou talvez por causa disso, deslumbrou com uma impressionante cauda para os observadores do Hemisfério Sul em finais de 2011.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

CALIANDRA ROSA ALPORQUE EM 16/10/2013

Olá pessoal estou postando fotos de uma caliandra que tenho a mais ou menos 1 ano, adquiri ela por yamadori, o que devo fazer agora, sugestões.







Após publicação no Fórum Atelier do Bonsai e varia opiniões a respeito de fazer o alporque acima do segundo galhos, ai esta o trabalho executado esperamos ter sucesso, utilizei como substrato areia grossa e como enraizador Cloridrato de Tiamina, não utilizei musgo pois tive sucesso em vários alporques utilizando areia e creio que terei novamente, seguem as fotos





 Protegendo o alporque da luz para facilitar o enraizamento.




CLASSIFICAÇÃO DAS ÁRVORES PARA A ENGENHARIA CIVIL.

Olá pessoal estava estudando um pouco para a matéria Estruturas de Madeira do curso de Eng.Civil e encontrei um artigo bem legal, não é exatamente voltado ao cultivo de bonsai mas bastante interessante vejam:

CLASSIFICAÇÃO DAS ÁRVORES
Pela Botânica as árvores são classificadas como vegetais superiores, denominados de fanerógamas, que apresentam complexidade anatômica e fisiológica. Burger e Richter (1991) apresenta o sistema filogenético proposto por Engler para os vegetais, o qual é composto por 17 divisões. As divisões XVI e XVII são de interesse da Engenharia por produzirem madeira.
A divisão XVI consiste nas Gimnospermae, cujo termo vem do grego gymno,‘nu’, ‘descoberto’, e sperma, ‘semente’. As árvores gimnospermas não apresentam frutos. As Gimnospermae estão subdividas em 4 classes: a Cycadopsida, a Coniferopsida, Taxopsida e a Chlamydospermae. A classe Coniferopsida engloba a ordem Coniferae que por sua vez é subdivida em 5 famílias: Pinaceae, Taxodiaceae, Cupressaceae, Podocarpaceae e Araucariaceae.

A ordem principal das gimnospermas são as coníferas, cujas flores são ‘cones’ ou ‘estróbilos’. A maioria possui folhagem em forma de agulha, denominadas como aciculifoliadas e raízes pivotantes. Essas árvores apresentam madeira mole e são designadas internacionalmente por softwoods. Aparecem principalmente no hemisfério norte, constituindo grandes florestas plantadas e fornecem madeiras empregadas na indústria e na construção civil. Na América do Sul destacam–se o pinus e a araucária. A gimnosperma tipicamente brasileira é o pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifolia).
Gimnosperma, Araucária

A divisão XVII consiste nas Angiospermae a qual engloba a classe Dicotylodoneae. O termo angiosperma também vem do grego: aggeoin significando ‘vaso’ ou ‘urna’ e sperm, ‘semente’. São vegetais mais evoluídos. Possuem raiz (tuberosa na maioria), caule, folhas (latifoleadas), flores e frutos. Os frutos protegem as sementes e fornecem substâncias nutritivas que enriquecem o solo onde as sementes germinarão.
De acordo com o número de cotilédones existentes nas sementes, as angiospermas são divididas em duas grandes classes: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. O cotilédone é a folha seminal ou embrionária, a primeira que surge quando da germinação da semente, e cuja função é nutrir a planta quando jovem nas primeiras fases de seu crescimento.
Angiosperma, Jatobá.

 Na classe das monocotiledôneas encontram-se as palmas e gramíneas. As palmas são madeiras que não são duráveis, mas podem ser empregadas em estruturas temporárias como escoramentos e cimbramentos. Nas gramíneas destacasse o bambu, que tendo boa resistência mecânica e pequeno peso específico, tem aplicação como material estrutural. As dicotiledôneas são designadas como madeira dura e internacionalmente denominada de hardwoods. Nesta categoria encontram-se as principais espécies utilizadas na construção civil no Brasil.

T + abraços a todos!!!!!!!!

sábado, 5 de outubro de 2013

BOUGAINVÍLLEA TRABALHADA COM RETIFICA MAKITA - OPINIÕES 05/10/2013

Ola pessoal vou mostrar a vocês um trabalho feito utilizando retifica makita, vejam o antes e o depois gostaria de opiniões seguem as fotos da sequência dos trabalhos.
Antes do início dos trabalhos:




 Durante os trabalhos, parecia que estava nevando.


 Depois dos trabalhos finalizados.


Depois dos trabalhos é só fazer a limpeza.

 As fresas utilizadas.
Vejam o vídeo dos trabalhos: