Total de visualizações de página

domingo, 8 de setembro de 2013

ALPORQUIA EM JABUTICABA COM USO DE TIAMINA COMO ENRAIZADOR

     Ola pessoal vou postar a vocês uma alporquia em uma jabuticabeira feita no interior de Chapada-RS, feita a mais de 9 meses, já tinha desistido mas a alguns dias resolvemos remover o pote onde tinha feito o trabalho e vejam só o que encontramos, raízes de quase 5mm de espessura ainda vivas, então resolvi remover o galho e planta-lo em uma lata para ano que vem planta-la no chão. Não realizei a alporquia com o intuito de fazer bonsai mas sim uma muda para produção de frutos, pois a mesma estava com muitas flores no dia da remoção, vejam as fotos e a sequência dos trabalhos:

     Para ter noção da planta matriz.
          Removendo mais ou menos 4cm da casca para o surgimento das raízes.
      Depois de pronta a remoção da casca.
      No dia foram feitos dois alporques mas apenas um vingou, foi utilizado como substrato areia grossa de rio e nada mais, depois de feito o trabalho foi amarado um plastico escuro no local para evitar o ressecamento das raízes e diminuir a entrada de luz, estimulando assim a formação de raízes.
      Molhando com uma solução de cloridrato de tiamina em uma diluição de 2 comprimidos de 300mg em 1,5 litros de água, essa mistura foi aplicada por mais ou menos 20 dias, dia sim dia não. Depois apenas regas regulares.
     
O resultado:

      Para ter uma noção da bitola do alporque, observem as flores já nos galhos, flores estas que foram removidas:
     Foi utilizado como substrato terra da hortinha do lado com bastante matéria orgânica, mais ou menos 50%, brita e areia grossa os outros 50%, apenas próximo a raiz foi colocado apenas areia e a parte orgânica ficou envolta.
      Vejam a espessura das raízes, deveria ter sido removida já a muito tempo, lembrando que deixei as raízes submersas na solução de Cloridrato de Tiamina por mais ou menos 1 hora e vai ser feita a rega com a mesma solução por mais umas 2 semanas, dia sim dia não, para estimular a formação radicular da futura jabuticabeira.

Não postei mais atualizações pois dei a planta a um amigo, mas segundo informações a mesma foi para o solo em 2015 e desde então produz muitos frutos, deixem seu comentário ou pergunta.
T + abraço a todos.

46 comentários:

  1. Amigo quando tempo levou desde o inicio do alporque ate a retirada ?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Thiago, como comentei no post já tinha desistido do alporque pois já tinha passado mais de 6 meses, ai resolvi remover o pote e encontrei um monte da raízes, mas creio que se as regas forem bem feitas e o substrato utilizado for bom, em 4 a 6 meses já pode remover o alporque dependendo da especie, na minha opinião os melhores substratos para alporque são a areia grossa ou musgo seco.

      Excluir
  2. Joicimar, a alporquia de jaboticaba é tida como "quase"impossível. Muita gente já tenou e não conseguiu. Eu consegui também um enraizamento, mas a demora foi de 18 meses e neste período tive que retirar a casca cicatrizada 3 vezes. Creio que o amigo aí fez uma verdadeira façanha com este sucesso rápido e bem enraizado. Parabéns. Abraço Elio

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. obrigado francisco, estou tentando também uma estaquia do galho que cortei quando transplantei este alporque, ele brotou muito bem e esta com as brotações bem saudáveis, se quizer acompanhar acesse;
      http://bonsaifacilrs.blogspot.com.br/2013/10/estaquia-de-jabuticaba-evolucao.html , estou na torcida para ver se vai vingar.
      T + abraços!!!!!
      Curta a Fan Page BONSAIFÁCILRS
      https://www.facebook.com/pages/Bonsaif%C3%A1cilrs/1428041840742250?fref=ts

      Excluir
  4. Acredito que o rápido desenvolvimento das raizes foram em parte pela época em que foi feito a alporquia. Aqui em Barreiras-Ba a brota em geral da Jaboticabeira é no mês de Novembro.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde já fiz de tudo para conseguir tirar uma muda de jabuticaba mais não consigo eu preciso da muda que de os frutos dentro de aproximadamente dois anos você tem com mandar pra mim e dizer o custo.
    Muito obrigado.
    Adroaldo soares
    adroaldosoares@ig.com.br
    rio de janeiro penha circular rj
    rua jacaraú 87 / 304 cep 21215004
    tel:0xx21 25600275
    0xx21 988719163

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um processo deferente que é feito em etapa dupla, eu fiz com uma garrafa de refrigerante de dois litros em um galho de jaboticaba, e ta dando certo, segundo os videos demora uns 6 meses para ficar bem enraizado ... Segue os links

      https://www.youtube.com/watch?v=ihIJBdDlMyw

      https://www.youtube.com/watch?v=Hyo_G7vjuLU

      https://www.youtube.com/watch?v=MKFwXwwHE8w

      Excluir
  7. Na alporquia que não deu certo, também foi utilizada a tiamina ?

    ResponderExcluir
  8. conseguir enraizar uma estaquia de jabuticaba da apical com cerca de 05cm de altura demorou cerca de 01 ano para enraizar

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde!
    Gostaria de saber onde e como é colocado o plastico preto.será por cima do vazinho?

    ResponderExcluir
  10. Passado tanto tempo eu gostaria de saber o resultado, afinal encontramos registros de alporquia na NET, mas nunca os resultados a longo prazo. Assim tire minhas dúvidas: A jabuticabeira "vingou"? Cresceu? Deu frutos? Enfim como está hoje?

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber como está a Jabuticabeira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ta produzindo já acebei me separando e a planta ficou na casa da minha ex sogra, hehehehehe!!!!

      Excluir
  12. Amigo gostaria de saber qual a época exata de fazer a alporquia.
    Fiz no limão seciliano e está carregado,grade abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende da região aqui no sul no fim do inverno eu sempre faço, o melhor nas épocas mais úmidas.

      Excluir
  13. depende da região aqui no sul no fim do inverno eu sempre faço, o melhor nas épocas mais úmidas.

    ResponderExcluir
  14. Que eu saiba a melhor época para fazer alporquia é na primavera

    ResponderExcluir
  15. Alporquias mais fácil de se enraizar, 90 dias no máximo: Amora, laranja, limão, lima, e romã gigante africana, estas as que eu já fiz com certeza, usando o pó de vitamina b 1 no anelamento e fibra de coco como substrato,embrulha com plástico, amarra as duas pontas,põe em cima uma tampinha de refrigerante com um pedacinho de mangueira de soro com uns 04 cm,enche essa tampa com água dia sim, dia não quando estiver de sol,com 30 dias basta por água uma vez por semana, com 90 dias ao retirar o plástico term tanta raiz parecendo um ninho de passarinho

    ResponderExcluir
  16. Ensinem-me o que devo fazer para meu pé de lichia produzir, ele já tem 09 anos e nunca floriu,não foi plantado de semente, foi alporquia, está uma arvore frondosa cheia de vigor, nunca sofreu nem um tipo de doença mas não flora, me ensinaram usar NPK (4-14-8) usei e não resolveu; o que devo fazer para ele deixar de ser criança e ter mais interesse pela vida?!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha comprei adubo quimico e no perimetro das folhas( em toda circunferencia ) fiz furos no solo e coloquei neles 1/4 de xixara de cafe desse adubo,na primeira florada aparecerem frutos e cairam,dizem que é normal,passado um ano,estou otimista ,pois esta completamente carregada de pequenos frutos.

      Excluir
    2. Olha dinflu eu pode a árvore de lichia da minha vizinha que nunca tinha dado frutos e esse ano lotou de frutos faça uma poda drástica a planta pensa que vai morrer daí solta frutos pode fazer que é batata não tenha medo pq ela rebenta linda e cheia de frutos boa sorte

      Excluir
    3. Rapaz, se vc está num local muito quente, como no nordeste, pode esquecer, nao vai dar frutos nunca

      Excluir
  17. Onde posso comprar, cloridrato de tiamina?
    José Lopes
    E-mail; joselopesdb@gmail.com
    Obrigado
    José Lopes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo, cloridrato de tiamina é simplesmente vitamina B1, vendido em qualquer farmacia, com o nome: benerva 300mg, ou bene1 (generico) basta fazer a solução, dissolver 1 comprimido de 300mg em 750ml de agua (bata no liquidificador) - pronto, já terá sua solução enraizadora.

      Excluir
  18. Marcio,

    vc ja escreveu alguma vez como fazer estaquia de baobá?? queria saber como se faz.

    abraço

    ResponderExcluir
  19. Alguém sabe dizer após quanto tempo um alporque de jabuticaba frutifica?

    ResponderExcluir
  20. Fiz um alporque de jabuticaba o resultado nãofoi satisfatório ai cortei o galho coloquei na água dentro de um mês comecou a brotar só não saiu raiz ainda vou deixar mais alguns meses para ver o resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem um processo deferente que é feito em etapa dupla, eu fiz com uma garrafa de refrigerante de dois litros em um galho de jaboticaba, e ta dando certo, segundo os videos demora uns 6 meses para ficar bem enraizado ... Segue os links

      https://www.youtube.com/watch?v=ihIJBdDlMyw

      https://www.youtube.com/watch?v=Hyo_G7vjuLU

      https://www.youtube.com/watch?v=MKFwXwwHE8w

      Excluir
  21. TENHO DOIS PÉS DE JABUTICABA, AMBOS NÃO SÃO ENXERTADOS E TEM MAIS OU MENOS SEIS MESES.DEVO FAZER O ENXERTO? SERÁ QUE DARÁ FRUTOS SE NÃO ENXERTAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que futifica apartir de 10 anos,se plantada de semente.

      Excluir
  22. TODA ÁRVORE QUE NÃO PRODUZ BONS FRUTOS DEVE SER CORTADA E LANÇADA AO FOGO Mateus Cap.7

    Mateus 21:19,20
    Avistando uma figueira à beira da estrada, aproximou-se dela, porém nada encontrou, a não ser folhas. Então decretou-lhe: “Nunca mais se produza fruto em ti!” E, no mesmo instante, a figueira ficou completamente seca. …

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse provérbio não trata literalmente de árvore e sim de pessoas, árvore que não dá fruto é figura de linguagem nesse caso.

      Excluir
  23. TODA ÁRVORE QUE NÃO PRODUZ BONS FRUTOS DEVE SER CORTADA E LANÇADA AO FOGO Mateus Cap.7

    Mateus 21:19,20
    Avistando uma figueira à beira da estrada, aproximou-se dela, porém nada encontrou, a não ser folhas. Então decretou-lhe: “Nunca mais se produza fruto em ti!” E, no mesmo instante, a figueira ficou completamente seca. …

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus está falando sobre o homem que não da frutos, que não fala do amor dele para o seu próximo, que não prega o evangelho, e usou a figueira como exemplo

      TODA ÁRVORE QUE NÃO PRODUZ BONS FRUTOS DEVE SER CORTADA E LANÇADA AO FOGO

      TODO HOMEM QUE NÃO PRODUZ BONS FRUTOS DEVE SER CORTADA E LANÇADA AO FOGO

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Bom dia. Na casa q me mudei unha uma jabuticaba de mais de 10 anos q nunca deu aí fiz uma poda interna...depois coloquei algumas folhas no pe dela e coloquei fogo o tempo suficiente pra ela dá pegar as folhas e o tronco...depois de uma joguei água e coloquei adubo 10 10 10 e aí encanei a água da máquina de lavar pra ela é aí carregou os primeiro frutos e depois a falha q mais pegou o fogo carregou de frutos..

      Excluir
  24. me desculpe amigo,mas um dia alguem pode precisar da sombra dela.então não precisa queimar uma arvore so porque ela não deu frutos!Vamos usar o amor que DEUS nos deu e protege la para que ela nos ajudam,colhendo nossas proprias poluiçoes,em suas folhas!NÃO É QUE UMA MÃE TEM UM FILHO BANDIDO QUE DEVEMOS EXTERMINALA! concorda!!

    ResponderExcluir
  25. Tem um processo deferente que é feito em etapa dupla, eu fiz com uma garrafa de refrigerante de dois litros em um galho de jaboticaba, e ta dando certo, segundo os videos demora uns 6 meses para ficar bem enraizado ... Segue os links

    https://www.youtube.com/watch?v=ihIJBdDlMyw

    https://www.youtube.com/watch?v=Hyo_G7vjuLU

    https://www.youtube.com/watch?v=MKFwXwwHE8w

    ResponderExcluir
  26. Excelente matéria. Parabéns. Saúde e sucessos.

    ResponderExcluir
  27. Excelente matéria. Parabéns. Saúde e sucessos.

    ResponderExcluir
  28. Olá. Fiz uma alporquia de limão Rosa. Já passei ela para o vaso. Fiz certinho passo a passo. Mas ela caiu todas as folhas. E normal. Os galhos que ficaram estão verdes. Será que vai brotar?

    ResponderExcluir
  29. adorei o video de alporquia

    ResponderExcluir