Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de agosto de 2012

PLANTA-JADE ou JADE PLANT - Crassula Ovata

     Planta-jade (em inglês Jade Plant) é o nome vulgar por que é conhecida esta planta suculenta com o nome científico de Crassula ovata (Miller) Druce, originária da África do Sul e que é usada como planta ornamental em Portugal, em jardins públicos e ainda mais frequentemente em jardins particulares, devido sobretudo à beleza das suas folhas (brilhantes) e à facilidade da sua manutenção (como planta suculenta não precisa de grandes cuidados em matéria de rega). Pertence à Divisão: Magnoliophyta; Classe: Magnoliopsida; Ordem: Saxifragales; Família: Crassulaceae; Género: Crassula; Espécie: Crassula ovat.
     Vulgarmente conhecida como Planta de Jade, Árvore da amizade, planta da sorte ou do dinheiro, a Crassula ovata é uma planta suculenta, com pequenas flores rosa ou brancas. Ela é nativa da África do Sul, e é comum em todo o mundo como planta de casa.
As Jades são plantas perenes com ramos grossos e suaves, arredondada, folhas carnudas que crescem em pontas opostas ao longo dos ramos. As folhas são verde jade; algumas variedades podem desenvolver uma coloração avermelhada nas bordas das folhas quando expostas a altos níveis de luz solar. O crescimento do caule novo é da mesma cor e textura como as folhas, mas torna-se avermelhado e lenhoso com a idade. Sob as condições corretas, eles podem produzir pequenas flores rosas ou brancas no início da primavera.
Cuidados
     Como suculentas, elas requerem uma rega normal quando o solo está seco no verão, e deve-se regar muito pouco no inverno. Regar em demasia fará com que ela perda as folhas (é fácil identificar excesso de água pelo olhar vendo as folhas caídas que têm ) e, eventualmente, a haste vai apodrecer. Embora as jades possam sobreviver a estes excessos, o melhor é mantê-las 10-20 dias sem regas no verão, e menos ainda (até um mês seco) no inverno. Deixando o solo seco entre as regas é essencial para uma jade saudável.
Elas vão crescer desde que tenham sol direto ou uma sombra clara. No entanto, elas não toleram muito bem o calor ou exposição excessiva ao sol direto, mostrando danos que vão desde ser arrasada com a perda de folhagem até talos em decomposição.
     A maioria das espécies comuns irá tolerar um grau limitado de geada, mas a exposição excessiva ao frio irá matá-las (às minhas nunca aconteceu, mas na varanda a geada não cai diretamente em cima)
     A Planta de Jade beneficia da poda de plantas, que deve ser feita na primavera, antes da estação de crescimento. A poda pode ser feita durante um período de algumas semanas, e o corte remonta a um ramo lateral. O objetivo da poda é duplo: para uma suculenta muito pesada ​​como a jade, é importante que seu tronco seja capaz de suportar o peso de suas folhas e a poda estimula o tronco a crescer em tamanho; a poda também incentiva o crescimento da raiz. Os caules devem formar-se com novos cortes depois de alguns dias e um novo crescimento deve emergir do tronco dentro de algumas semanas após o corte.
Pragas
     Cochonilhas são pragas comuns em jades ( e a minha neste momento, como podem ver, está pejada delas e eu estou a tentar salvar as 2 apesar de uma parecer estar mais morta que viva) e pode causar deformação para um novo crescimento. Uma infestação pode ser eliminada matando os insectos com cotonetes pequenos, ou com um pincel, embebidos em álcool isopropílico (que pode ser encontrado nalgumas farmácias). Este processo é repetido todos os dias até que todas as cochonilhas sejam mortas, porque novos insectos ainda podem estar em incubação, mesmo depois de os bichos vivos existentes na planta estarem mortos. Afídeos também são pragas comuns, embora eles tendam a infestar apenas os talos das flores.O Ácaro vermelho - aranha também pode causar problemas. O uso de pesticidas é evitado com Jades, pois elas são muito sensíveis aos mesmos
Solo
     As Jades crescem melhor em solo bem drenado, que não tem turfa ou outras partículas que irão reter grandes quantidades de água. As Árvores Jade desfrutam de encostas rochosas e solo árido, logo, muitas misturas de terra diferentes são utilizadas para imitar as condições naturais favoráveis. Alguns produtores recomendam solo 50/50 misturas de solo orgânico para perlite, haydite, turface, ou cascalho pequeno e grão.
     Outros autores utilizaram pedras de rio ou casca de pinheiro.
     O consenso geral entre os produtores é que o solo tem de ser drenado rapidamente e tem de secar entre as regas, deve ter uma boa quantidade de areia e cascalho no seu interior.
Floração
     Para incentivar a flor, permitam que a planta fique sem água por volta da época da primeira geada.           Quando os dias ficarem curtos, retirar a água completamente e deixar a planta suportar as noites frescas.       Várias semanas deste tratamento, seco e frio seguido de rega regular irá resultar em flores em todos os dias mais curtos do ano. Regas regulares, ou noites muito quentes, a planta mantém-se saudável, mas sem flor.
Propagação
     As árvores de Jade são notoriamente fáceis de propagar. Elas podem ser propagadas por estacas de caule ou folha. Em estado selvagem, caules e folhas, muitas vezes, rompem ao cair no chão, e depois de algumas semanas, eles podem crescer e formar uma nova planta. Ou, elas podem ser cortadas e colocadas num recipiente com água até obter raízes a crescer (cerca de 2 semanas), e em seguida, plantadas no solo.
Exemplar com aproximadamente  1,5 anos vou trabalhar nele e em breve posto mais fotos.











4 comentários:

  1. acabei de fazer!!!
    Vamos ver se vai dar certo!
    Oque achou?

    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=4018493701489&set=pcb.4018496461558&type=1&relevant_count=3

    ResponderExcluir
  2. TENHO MUITAS DELAS EM MEU JARDIM HÁ MAIS DE VINTE ANOS, COM ALTURAS DE SETENTA CENTIMETROS. SEUS GALHOS CAEM E BROTAM SEM QUE VC AS PLANTE !

    ResponderExcluir
  3. Tenho é uma pergunta, tenho a planta a uns 6 anos, mas comecei a notar que últimamente as folhas estão enrrugadas e finas, o que será que é ?

    ResponderExcluir