Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

CLASSIFICAÇÃO DAS ÁRVORES PARA A ENGENHARIA CIVIL.

Olá pessoal estava estudando um pouco para a matéria Estruturas de Madeira do curso de Eng.Civil e encontrei um artigo bem legal, não é exatamente voltado ao cultivo de bonsai mas bastante interessante vejam:

CLASSIFICAÇÃO DAS ÁRVORES
Pela Botânica as árvores são classificadas como vegetais superiores, denominados de fanerógamas, que apresentam complexidade anatômica e fisiológica. Burger e Richter (1991) apresenta o sistema filogenético proposto por Engler para os vegetais, o qual é composto por 17 divisões. As divisões XVI e XVII são de interesse da Engenharia por produzirem madeira.
A divisão XVI consiste nas Gimnospermae, cujo termo vem do grego gymno,‘nu’, ‘descoberto’, e sperma, ‘semente’. As árvores gimnospermas não apresentam frutos. As Gimnospermae estão subdividas em 4 classes: a Cycadopsida, a Coniferopsida, Taxopsida e a Chlamydospermae. A classe Coniferopsida engloba a ordem Coniferae que por sua vez é subdivida em 5 famílias: Pinaceae, Taxodiaceae, Cupressaceae, Podocarpaceae e Araucariaceae.

A ordem principal das gimnospermas são as coníferas, cujas flores são ‘cones’ ou ‘estróbilos’. A maioria possui folhagem em forma de agulha, denominadas como aciculifoliadas e raízes pivotantes. Essas árvores apresentam madeira mole e são designadas internacionalmente por softwoods. Aparecem principalmente no hemisfério norte, constituindo grandes florestas plantadas e fornecem madeiras empregadas na indústria e na construção civil. Na América do Sul destacam–se o pinus e a araucária. A gimnosperma tipicamente brasileira é o pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifolia).
Gimnosperma, Araucária

A divisão XVII consiste nas Angiospermae a qual engloba a classe Dicotylodoneae. O termo angiosperma também vem do grego: aggeoin significando ‘vaso’ ou ‘urna’ e sperm, ‘semente’. São vegetais mais evoluídos. Possuem raiz (tuberosa na maioria), caule, folhas (latifoleadas), flores e frutos. Os frutos protegem as sementes e fornecem substâncias nutritivas que enriquecem o solo onde as sementes germinarão.
De acordo com o número de cotilédones existentes nas sementes, as angiospermas são divididas em duas grandes classes: as monocotiledôneas e as dicotiledôneas. O cotilédone é a folha seminal ou embrionária, a primeira que surge quando da germinação da semente, e cuja função é nutrir a planta quando jovem nas primeiras fases de seu crescimento.
Angiosperma, Jatobá.

 Na classe das monocotiledôneas encontram-se as palmas e gramíneas. As palmas são madeiras que não são duráveis, mas podem ser empregadas em estruturas temporárias como escoramentos e cimbramentos. Nas gramíneas destacasse o bambu, que tendo boa resistência mecânica e pequeno peso específico, tem aplicação como material estrutural. As dicotiledôneas são designadas como madeira dura e internacionalmente denominada de hardwoods. Nesta categoria encontram-se as principais espécies utilizadas na construção civil no Brasil.

T + abraços a todos!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário